Ebooteca

jun
10
2010

Um ano de Google Wave, o Maior Fracasso do Google em 2009

Anunciado como a grande revolução “na forma de comunicação na Web” o Google Wave completou no dia 28 de maio seu primeiro ano no ar. Google Wave foi uma plataforma de gerou muita expectativa dentro da Web, um dos assuntos mais comentados no Trend Topics do Twitter em 2009.


Considerado o maior fracasso do Google em 2009, alguns usuários (que inclusive chegaram pagar R $ 100 por um convite) constataram que o Wave é uma plataforma muito difícil de usar, muito pesada, extremamente lenta e pra completar sem utilidade, pois muitos recursos não funcionavam, a plataforma estava cheia de bugs, muitos Robôs e Gadgets não funcionavam, a única que eu consegui rodar um aplicativo para usar o Twitter e mais nada.

O Google Wave está disponível para qualquer um que quiser usar, aliás, alguém ainda usa? A idéia de usar, Redes Sociais, Google Docs, Gmail em uma única plataforma foi excelente pena que não funcioniou, correrão alguns rumores na Web que o projeto poderia ser arquivado assim como  Google Answers · Browser Sync · Hello · Lively · Web Accelerator a diferença dos outros serviços desativados pelo Google em relação ao Wave, foi que o Google fez uma grande festa, dizendo que seria a revolução da Web e no final lançaram um aplicativo que nem podemos chamar de Beta para os usuários.

Para Contornar essa Situação o Google Lançou seu serviço de Redes Social denominado Google Buzz, o serviço fornece ao usuário ferramentas de redes sociais como, por exemplo, divulgação de links (Twitter, Facebook) e atualização de status por meio da interface do Gmail. Os links e as mensagens compartilhadas com seus seguidores aparecem na mesma interface de usuário junto com a caixa postal de entrada.



O Buzz  já nasceu com sucesso, o que realmente tornou o Buzz um “sucesso” instantâneo foi que ele ter conseguiu atrair novamente a atenção para o Gmail que andava um tanto esquecido pela mídia e conseguiu em partes apagar da mente das pessoas o fracasso do Google Wave.

Não podemos jamais desmerecer os projetos do Google, será uma questão de tempo deixar o Wave um pouco mais maduro e dar-lhe uma segunda chance, talvez em algum momento esta ferramenta colaborativa seja a revolução da Web.

Google falhou em sua tentativa de penetrar na área das Redes Sociais, O Orkut a maior Rede da Empresa de Mountain View é a Rede do Brasil, as tentativas para montar uma Rede no Nível de Twitter e Facebook continuarão isso não há dúvida.

E o Google Wave continuará um Fracasso ou poderá a ser um sucesso? Foi útil para alguns de você ou não? Deixe sua opinião. :D

Você poderá gostar Também!

Sobre o Autor: Bruno de Souza

Profissional de Comunicação Digital - CEO da @DinamyteOnline. Criador dos Blog @mktdigitalblog and @mlearningpedia.Social Media e Mobile Learning Researcher! Amauter Roller nas Horas vagas e Colunistas da @ResultsOn.

Gostou deste artigo? Então torne-se fã do Blog no Facebook!

 

Deixar Comentário

Adriano Luz disse:

Ola Bruno,

Realmente este foi um que não pegou. Não é comum isso com o google.

Abraço
Adriano Luz

Guilherme disse:

Uso o Wave diariamente. Ótimo para fazer trabalhos da faculdade em grupo. Como rede social é péssimo, aliás… penso eu que a intenção talvez não fosse ser uma reeeede social.

É sim uma ferramenta única de comunicação. Permite interações que só Wave é capaz.

Se não fosse o Wave o meu TCC não teria saído.

E depois acontece esta revolta dos usuários contra a mudança brusca do fundo do buscador do Google… eles não estão numa maré de sorte nas mídias sociais.

Muito legal o seu blog, Bruno. Vamos mantendo contato
Abraço

Endim Mawess disse:

Agora que eu estou me lembrando do finado Wave. senão lesse esse post (depois de uma folga por causa dum tal vírus) só iria lembrar quando lançassem a biografia do google. que bom que vc está de volta.

Jackson Kuntz disse:

Realmente não surtiu efeito. Tava mesmo querendo saber sobre a que fim levou o wave, nesse ponto gostei da informação aqui prestada.
AGORA, achei estranho um site de marketing digital, colocar um comentário no mínimo pejorativo em relação ao Orkut (a rede do Brasil) e taxa-lo como fracasso. Fico pensando onde então os publicitários quem ainda acham que rede social é um lugar pra se investir propaganda. Se twitter é totalmente imprevisivel, e está mais do que provado que quem comanda o twitter são os jovens de 10 a 15 anos. São eles que ditam o que deve ser falado ou comentado no twitter. E sabemos que é uma idade da revolta. Também sabemos as marcas que tentam colocar virais e tem sua imagem deturpada no twitter. O facebook ainda que crescente no Brasil, não atrai o público de nosso país. Resta o Orkut ( a rede dos brasileiros) como diz o artigo. Se ele não é útil ou é fracasso mesmo ques seja pro google em termos mundiais, então o que sobra em relação a rede social – específicamente para o marketing digital?

Bruno de Souza disse:

Jackson acho que do jeito que escrevi , ficou muito no sentido de fracasso no Orkut, bom não era essa minha intenção, na verdade eu quis dizer, O orkut é uma grande rede, mas ela colou mais no Brasil, em outros países seu uso é mínimo, o Google atualmente busca uma redes que seja usado Mundialmente, o que não é o caso do Orkut, Fracasso do Orkut eu diria que não, pois Brasileiro é chato e se aqui ele é sucesso temos que dar mérito ao Google.

Eu mesmo uso estouusando o Orkut para um candidato a Governo aqui do ES, é la onde está a massa eleitoral.

Desculpe pela idéia que passei errada não era esse o propósito.
Obrigado pelo Comentário

Saulo Chaplin disse:

Sou fã das ferramentas do Google, normalmente recebo convites para as fases betas. Recebi um convite também do Wave, no início achei uma ideia genial e até consegui algumas amizades virtuais, com o passar dos dias a ferramenta genial começou a dar pau, navegador parando e mais alguns erros. Resultado dos testes: parei de abrir o wave.

Concordo com o wave possa ser no futuro uma ferramenta de alto potencial, mas no momento ela ainda é difícil de navegar sendo voltada para usuários mais experientes, a Google é imponente na internet mas não consegue ingressar no grande mercado das redes sociais, mesmo com o Buzz que nada mais é do que um agregador.

Banner

Curtir

Ebook